Dieta Dukan – A dieta das celebridades

by - segunda-feira, fevereiro 20, 2017

dieta-dukan

A dieta dukan é o método de emagrecimento favorito de várias celebridades como Jennifer Lopez, a supermodelo Gisele Bündchen e a estrela de Gossip Girl Jessica Szohr.


A famosa Dieta Dukan foi desenvolvida pelo médico francês Dr. Pierre Dukan, autor do revolucionário livro “A Dieta Dukan”. Segundo o médico, ela promete emagrecer cerca de 5kg já na primeira semana.

Dividida em 4 fases, sendo cada uma delas uma sequência da anterior, as duas primeiras fases da Dieta Dukan são recomendadas para quem quer emagrecer rápido, pois seu cardápio é mais restritivo e não deve ser aplicado ao longo prazo. Elas são um método para perder peso rápido, cerca 2,5 a 3 quilos em apenas seis dias, não devendo ser encarada como dieta de reeducação alimentar, ao longo prazo este plano alimentar pode acarretar deficiências nutricionais.

Desenvolvida para seguir um plano de quatro etapas, a dieta consiste em consumir proteínas magras para que o organismo acelere o metabolismo e queime mais calorias. Em cada fase há grupos específicos de alimentos que serão permitidos e outros que deverão ser evitados.

Porque consumir proteína?

As dietas de alto teor proteico podem ajudar a perder peso ao fazer com que a pessoa se sinta cheia mais rapidamente. Proteínas são essenciais para o crescimento e manutenção do corpo, músculos, órgãos e o sistema imunológico estão cheios de proteínas e necessitam de grandes quantidades da mesma para um bom funcionamento.

As proteínas podem ser encontradas numa ampla variedade de alimentos. São encontradas em maior abundancia em carnes, ovos, peixes e no leite.  Também estão presentes nos legumes, nozes, sementes e frutas.


Dieta Dukan a dieta da proteína

Na primeira etapa da Dieta Dukan você vai substituir os carboidratos pelo consumo de proteína magra até se sentir satisfeito, sem exageros. O corpo vai acelerar o metabolismo, passando a queimar calorias mais rápido. As fibras da proteína são difíceis de serem rompidas, exigindo com que o organismo trabalhe mais e consumindo mais energia.

Outro ponto importante é que a proteína se mantém mais tempo no estomago que as gorduras e carboidratos, proporcionando uma sensação de saciedade mais prolongada.

Dieta Dukan como fazer

Dividida em quatro fases, Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização, a dieta emagrecedora deve ser seguida rigorosamente, não podendo ser pulado nenhuma das etapas. A duração de cada fase vai depender da sua perda de peso.

Dieta Dukan cardápio - Fase Ataque

Essa é a etapa mais importante, é nela em que você vai perder de 5 a 7 kg em sete dias. Nela serão permitidos apenas alimentos ricos em proteínas. É expressamente proibida a ingestão de qualquer tipo de carboidrato nessa fase.

Cardápio para Fase Ataque:

  • Café da manhã: 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1,5 col. de sopa de farelo de aveia + 2 fatias de queijo e presunto ou 1 ovo + 2 fatias de queijo. Pode-se adicionar café ao leite, mas não açúcar.
  • Lanche manhã: 1 iogurte natural desnatado ou 2 fatias de queijo + 2 fatias de presunto.
  • Almoço/Jantar: 250g de carne vermelha ao molho 4 queijos, feito com leite desnatado ou 3 filés de frango grelhado com cobertura de queijo e presunto ou camarão ao molho de queijo.
  • Lanche da tarde: 1 iogurte desnatado ou 1 copo de leite desnatado + 1 ovo cozido ou 2 fatias de tofu + 3 fatias de presunto ou 1 hambúrguer de soja + 1 fatia de queijo cottage.

Alimentos proibidos: Alimentos ricos em carboidratos, como macarrão, arroz, pão, doces e frutas.

Dieta Dukan cardápio - Fase Cruzeiro

Essa é uma etapa de transição, nela você vai introduzir alguns tipos de legumes e verduras a sua dieta, fazendo um revezamento entre proteína com legumes nas suas refeições diárias. Por ser uma fase mais lenta, você vai perder em torno de 1kg por semana, devendo ser seguida até atingir o objetivo ideal.

Cardápio para Fase Cruzeiro:

  • Café da manhã: 1 omelete com ricota, tomate e orégano + 1 xícara de café com leite desnatado.
  • Lanche da manhã: 1 pepino fatiado.
  • Almoço: Salada alface, rúcula, couve e agrião + 2 filés de frango grelhado + 2 berinjelas assada.
  •  Lanche da tarde: 1 fatia de queijo mozarela + 1 pote de iogurte natural.
  • Jantar: Salada de folhas verdes à vontade + 1 abobrinha refogada com chuchu assado.

Alimentos proibidos: Alimentos ricos em açúcar, frutas e carboidratos.

Dieta Dukan cardápio – Fase Consolidação

Nesta etapa você vai iniciar a sua reeducação alimentar, onde é necessário reaprender a se alimentar. Nesse ponto você deve ter foco e disciplina, pois é uma fase mais lenta, você irá perder em média 1kg a cada 10 dias. Durante esse processo de reeducação é onde você vai evitar o efeito sanfona e recuperar todo o peso perdido anteriormente.

Cardápio para Fase Consolidação:

  • Café da manhã: 3 torradas integrais com ricota + 1 maçã + 1 xícara de leite de soja light.
  • Lanche da manhã: 1 pote de iogurte natural.
  • Almoço: 1 filé de peixe grelhado + 2 porções de arroz integral + salada verde à vontade com tomate.
  • Lanche da tarde: 2 fatias de queijo cottage + 1 pote de iogurte natural.
  • Jantar: 2 filés de frango grelhado + 2 abobrinhas refogada + 1 salada de alface com tomate.

Alimentos proibidos: Arroz, feijão, macarrão, cereja, banana e uva.

Dieta Dukan cardápio - Fase Estabilização

Na etapa final da Dieta Dukan você vai estar apta a se alimentar normalmente, podendo comer de tudo um pouco, de maneira correta e nas proporções certas. Para que os resultados sejam definitivos é muito importante você praticar 30 minutos de exercícios por dia. Mesmo uma simples caminhada todos os dias podem contribuir para que você se mantenha no peso ideal.

Cardápio para Fase Estabilização:

  • Café da manhã: 1 xícara de café com leite desnatado + 2 fatias de pães brancos ou integrais com queijo mozarela e presunto + 1 banana.
  • Lanche da manhã: Frutas à vontade ou iogurte.
  • Almoço: 3 porções de arroz branco ou integral + 1 concha de feijão + 1 carne de patinho + macarrão integral com molho de tomate + salada verde à vontade.
  • Lanche da tarde: Suco de frutas com pão ou biscoito.
  • Jantar: 2 filés de frango grelhado + 3 porções de arroz branco ou integral + 1 concha de feijão + salda verde à vontade.

Alimentos proibidos: Carboidratos e doces mais de duas vezes por semana.

Esse cardápio foi apenas uma sugestão, você pode combinar outros tipos de alimentos e experimentar diferentes cardápios.

Abaixo uma tabela da Dieta Dukan para você poder ter uma ideia de como fazer: Confira o cálculo dos nutrientes.

tabela-grupo-alimentos

A dieta da proteína funciona?

Sim, funciona! Mas vai depender muito do seu foco e determinação. Cada fase vai durar conforme a sua perda de peso, e fatores como, fazer exercícios regularmente, para de comer doces, ingerir pouco carboidrato e alimentos industrializados. Basicamente ela vai funcionar da seguinte maneira:

  • Você vai perder em média 5kg na primeira fase;
  • Vai perder de 6 a 10kg na segunda fase;
  • Vai perder de 11 a 20kg na terceira fase;
  • Na quarta fase vai manter o seu peso e irá emagrecer com saúde gradativamente.


Dieta Dukan passo a passo

Como essa é uma dieta restritiva e rica em proteína, aconselho a você se prepara antes de iniciar essa ou qualquer outra dieta. Procure um médico e faça todos os exames, se possível busque também a orientação de um nutricionista.

Durante a Dieta Dukan é muito importante evitar ao máximo o consumo de açúcar e carboidratos, caso contrário o resultado pode não ser o esperado. No caso dos carboidratos você vai elimina-los apenas alguns dias.

Ela é uma dieta de curto e longo prazo. Você vai ver os resultados aparecerem logo nos primeiros dias, mas após as duas primeiras fases a perda de peso fica mais lenta e menos visível. Geralmente é nas duas últimas fases em que as pessoas relaxam ou desistem e acabam recuperando grande parte do peso perdido. Paciência e foco são os segredos dessa dieta.

A atividade física é a grande aliada da Dieta Dukan, sendo imprescindível para quem quer emagrecer rápido. Tão importante quanto uma dieta é exercitar-se. Abandone o sedentarismo, além de perder peso vai ter uma vida mais saudável.


Se você já fez ou está fazendo a dieta da proteína, contribua com sugestões e dicas.

Leia também: DIETA CETOGÊNICA

Você pode gostar também

0 comentários